Notícias

Câmara homenageia memória do Barão de Passos

23 de Novembro de 2021
Câmara homenageia  memória do Barão de Passos

A 42ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde de segunda-feira (22 de novembro), teve um ato especial de homenagem à Santa Casa de Misericórdia com menção honrosa à memória de Jerônimo Pereira de Melo e Souza, o  “Barão de Passos” , e de sua esposa,  baronesa  Bárbara de Carvalho  Melo.

            A Santa Casa foi representada pelo provedor, Vivaldo Sores Neto, e pelo diretor superintendente, Daniel Porto Soares. A família do Barão esteve representada pela tataraneta, Maria Lúcia Fonseca Andrade, que recebeu uma placa do Poder Legislativo.  A menção com os mesmos dizeres foi entregue ao provedor. Em nome da instituição discursou o superintendente Daniel.

            O presidente da Câmara, Alex Bueno, disse que a menção honrosa em  memória do fundador da Santa Casa  foi aprovada por todos os vereadores, destacando que a placa deve fazer parte do Centro de Memória  da Santa Casa, “para que  fiquem reconhecidos  os trabalhos e da relevância do Barão e da Baronesa para o  início da história do nosso município, o que ele fez em prol da história de Passos desde o seu início”.

            O médico Vivaldo Soares afirmou que participava da cerimônia com alegria. “Reconhecemos esse ato de solidariedade do Legislativo de Passos. Essa pessoa que está sendo homenageada, nosso ídolo, Barão de Passos, que é um visionário da história de Passos, fundador da Santa Casa, da Igreja Matriz, do Colégio das Irmãs e muitos outras obras. Ele e a Baronesa”.

            O superintendente Daniel destacou  que o Barão teve seu título concedido pelo Império e que a honraria na época foi fruto da ação  dele em favor da comunidade, ressaltando  que a intensidade dos trabalhos  de filantropia dele era tanta que havia um movimento para que seu título fosse elevado a visconde, tendo isso não se efetivado porque logo depois era proclamada a República com o fim do governo imperial.

Câmara homenageia  memória do Barão de Passos Câmara homenageia  memória do Barão de Passos Câmara homenageia  memória do Barão de Passos Câmara homenageia  memória do Barão de Passos

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.