Notícias

Móveis rústicos: Curso vai formar mão-de-obra para acabamento

19 de Outubro de 2021

Estão abertas as inscrições para um curso inédito em Passos, o de “acabador” em móveis rústicos. O curso é aberto a ambos os sexos, sendo 14 vagas para homens e 6 para mulheres, e vai ser ministrado pelo Instituto Federal (IFsuldeminas), campus de Passos, com previsão de início em  8 de novembro.

            A iniciativa de propor a formação mão-de-obra qualificada em acabamento partiu dos vereadores Plínio Andrade (PP) e Aline Macedo (PL), que buscaram o apoio do IFsuldeminas.

            “É uma bandeira nossa! Esse curso de acabador e acabadora em móveis rústicos vai atender a uma grande demanda”, afirma Plinio Andrade, explicando que já há fábricas com a promessa de 10 contratações. “Estamos recebendo muitas ligações, queremos acertar o modelo para acontecer outros cursos”, assinala.

            As inscrições foram abertas no dia 15 e vão ser recebidas até o dia 25 de outubro. Os interessados podem se inscrever no site do IFsuldeminas (portal.pas.ifsuldeminas.edu.br) ou presencialmente no próprio campus ou ainda na Câmara Municipal de Passos, junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

            Segundo o vereador Plínio, há uma grande receptividade por parte do Instituto Federal. “Eu e a vereadora Aline conversamos com diretor João Paulo, o coordenador Clayton Mendes, apresentando a demanda, sendo bem recebidos”. Plínio destaca também a parceria com a Acimov, Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos, pelo apoio, suporte e incentivo ao projeto.

Gratuidade

            O curso será totalmente gratuito, devendo ter aulas teóricas no campus e as aulas restantes, práticas, acontecerão numa fábrica do bairro Serra das Brisas. As aulas serão de segunda a sexta-feira no período noturno. Caso na primeira programação o número de interessados supere o número de vagas, será adotado um sorteio e os que não forem contemplados entrarão num banco de reserva, para serem convocados para os cursos seguintes.

            A vereadora Aline Macedo disse estar muito satisfeita com a parceria com o IFsuldeminas.  “É uma demanda crescente, além de capacitar as pessoas elas vão ter oportunidade de emprego, de renda. E também dá oportunidade pois  vamos ter cota para mulheres, oportunidade muito grande para as mulheres estarem entrando nesse ramo, estarem buscando um aperfeiçoamento e uma colocação no mercado de trabalho”.

             Segundo ela, é uma parceria de muitas que virão. “Nosso agradecimento especial ao diretor João Paulo e ao coordenador Clayton. Resultado de um trabalho de vários meses, hoje disponível para a população”.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.