Notícias

Previdência: dr. José Roberto pede maior prazo a segurados afastados

14 de Março de 2006

        Em encontro com o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, que esteve em Passos na última segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador dr. José Roberto, reivindicou a fixação de  novos critérios do INSS, para permitir maior  prazo de licenciamento do segurado da Previdência, em benefício de quem se afasta do trabalho para tratamento de saúde. “É muito grande hoje só em Passos o número de pessoas prejudicadas, porque recebem alta da perícia incapacitadas e depois perdem o emprego”, afirma o vereador.
        Dr. José Roberto diz que o problema é de abrangência social, porque o município reúne empresas com perfil de atividade onde é comum o trabalhador ter que se afastar do emprego por doenças como a de Lesão por Esforço Repetitivo e hérnias de disco. “São doenças que aparecem pelo trabalho repetitivo, aí a perícia da Previdência afasta o trabalhador por período pequeno, insuficiente para a recuperação, dá alta e o trabalhador acaba depois perdendo o emprego na empresa, porque está incapacitado. O pior é que não consegue depois outro emprego”, explica o vereador.
        Como médico do trabalho, dr. José Roberto diz que convive diariamente com o drama de muitas pessoas, vítimas das distorções do INSS. Por causa disso, diz que tomou a iniciativa de conversar pessoalmente com o ministro sobre a questão. “O problema é sério, levei antes ao conhecimento do Ministério Público, mas fui informado que a única saída para o cidadão é entrar na Justiça contra a Previdência. Como a Justiça é morosa, essas pessoas ficam desempregadas, têm famílias para tratar, o caos fica instalado”, ele ressalta.
         Na conversa com o ministro, José Roberto disse ter ouvido de Nelson Machado que a Previdência espera um decreto da Presidência da República, para novas normas no setor. “O ministro disse que o governo está fazendo estudos para resolver”.

SDLP/jpe
064/2006
14/03/06

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.