Notícias

Vereadores visitam projeto de descarte de resíduos

04 de Outubro de 2021
Vereadores visitam projeto de descarte de resíduos

Na sexta feira (1º de outubro), o presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD) e os vereadores Michel Silveira (PP) e Plínio Andrade (PP) fizeram uma visita ao barracão onde está em funcionamento a central de coleta e tratamento de resíduos de madeira, capitaneado pela Acimov. Os representantes do Legislativo foram recebidos pelo presidente da Acimov, Douglas Andrade e demais diretores, além do diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Passos, Gilson Wenceslau. Na oportunidade foi apresentado o projeto piloto em sua fase atual e os desafios vindouros.

            O projeto piloto de coleta de resíduos do setor moveleiro que está sendo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov), em parceria com a Associação Ação Reciclagem, já recolheu em 21 dias úteis a quantidade de 16 toneladas de resíduos do setor. O material foi entregue por 19 empresas moveleiras.
            Neste início, para dar suporte ao projeto, a Acimov conta com o apoio de parceiros que ajudam no custeio.
O projeto tem o objetivo de buscar soluções viáveis para a questão da destinação dos resíduos de madeira gerado pelo setor.

            As iniciativas incluem a instalação de um atelier/oficina de artesanato. O projeto que iniciou no dia 2 de setembro tem recebido descartes de madeira (serragem e cavaco), catalogando, mensurando e armazenando em "bags".
            Paralelo ao processo, a Acimov vem identificando potenciais interessados no material, além do desenvolvimento de aulas para artesãos transformando o material em produtos vendáveis e com valor social agregado, permitindo uma oportunidade de negócios para outras pessoas, como renda principal ou complementar. O projeto terá outra frente de trabalho na produção de peças esculturais com artistas locais.
            O trabalho conta com uma gestão ambiental através do mestre em Tecnologia Ambiental, Willian Paulo Graciano.

            Os vereadores fizeram questão de colocar o Parlamento à disposição dos envolvidos, na busca da efetivação de políticas públicas em favor do segmento , visando a sustentabilidade, promoção do meio ambiente e geração de emprego e renda.

Vereadores visitam projeto de descarte de resíduos Vereadores visitam projeto de descarte de resíduos Vereadores visitam projeto de descarte de resíduos

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.