Notícias

Câmara inicia debate do Plano Diretor com engenheiros

28 de Julho de 2021
Câmara inicia debate do Plano Diretor com engenheiros

Dando continuidade ao debate sobre o projeto do novo Plano Diretor, a Comissão de Administração Pública, Políticas Urbana e Rural da Câmara Municipal de Passos recebeu hoje à tarde (28 de julho) o inspetor regional do Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), Manoel Reginaldo Ferreira . Foi o início do debate com os engenheiros, que somam cerca de 700 profissionais atuando em Passos.

O órgão está estudando o projeto da Prefeitura e pediu aos vereadores um prazo de cerca de mais duas semanas, para apresentar oficialmente sugestões de mudanças. O inspetor falou preliminarmente no encontro sobre o que considera importante ser debatido para as alterações, sendo recepcionado no plenarinho pelo presidente da Comissão, Plínio Andrade (Progressistas), pelo presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD) e pelos vereadores Dirceu Soares/PSD (Padre Dirceu), Aline Macedo/PL (Aline do Social), Michael Silveira (Progressistas), Francisco Sena (Podemos) e Edmilson Amparado (MDB).

O dirigente chamou a atenção para a necessidade do Plano Diretor ter um olhar para a questão da moradia social, depois de lembrar que o preço do terreno atualmente na cidade inibe a execução de modelos  como o da “minha casa minha vida”, sugerindo que devem ser estudadas idéias como a de zoneamentos para loteamentos populares.

Um ponto do projeto, que prevê exigência para loteadores entregarem lotes com a calçada pronta, na opinião de Manoel Reginaldo vai precisar ser melhor discutido pela Câmara, já que segundo ele a exigência onera custos na venda de terrenos além de ser antiecológico. Uma outra questão importante  que precisa ser bem avaliada, de acordo com ele, refere-se ao impacto do escoamento das águas em novos loteamentos, sugerindo que é preciso debater sobre a necessidade  das chamadas bacias de contenção.

Várias outras questões foram colocadas pelo dirigente, como a necessidade da lei delimitar prazos para a Prefeitura  responder a projetos de engenharia, necessidade da desburocratização no setor; qualidade do asfalto em novos loteamentos; quantitativo de vagas de garagem em condomínios.

Um próximo encontro com os engenheiros ficou agendado para o dia 18 de agosto.

Câmara inicia debate do Plano Diretor com engenheiros

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.