Notícias

Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório

04 de Junho de 2021
Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório

A Frente Parlamentar para Enfrentamento à Covid-19, da Câmara Municipal de Passos, há mais de um mês vem trabalhando com muitas ações, envolvendo todos os vereadores.  São inúmeras visitas, ações de fiscalização, reuniões de trabalho, sugestões de intervenção – tudo com vistas na contribuição do Poder Legislativo no enfrentamento da pandemia.

O trabalho da FP para Enfrentamento à Covid-19 está dividido em cinco eixos: Conscientização/Fiscalização (vereadores Gilmara e Maurício), Estrutura do sistema de saúde (vereadores Dirceu e Francisco Sena), Fiscalização de gastos (vereadores Dentinho e Edmilson), Recuperação econômica/Assistência aos vulneráveis (vereadores Aline e Plínio) e Vacinação e PSF’s (vereadores João Serapião e Michael).

A FP para Enfrentamento à COVID-19 está divulgando seu relatório de atividades das primeiras semanas. Propôs ações para valorização do trabalho da Brigada; negociações com o Executivo para abertura de processo seletivo para contratação de mais médicos, reunião com Ministério Público Federal e Estadual  com vistas à necessidade de se reduzir as aglomerações em instituições financeiras, reuniões/ações com o Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa, com os comerciantes, direção da UPA, com o prefeito Diego Oliveira e equipe, a coordenação da vacinação.

 

Ações

 

27/04/2021 – Reunião com a Secretaria de Saúde – Eixo: Estrutura do sistema de saúde (Vereadores Dirceu Soares e Francisco Sena) – Reunião realizada com a participação da vereadora Gilmara Oliveira, para avaliar as condições de funcionamento do sistema de saúde.

 

28/04/2021 – Reunião com a UPA – Eixo: Estrutura do sistema de saúde (Vereadores Dirceu Soares e Francisco Sena) – Reunião realizada com participação da vereadora Gilmara Oliveira, quando foi constatado que:

- Remuneração do médico no processo seletivo estava inferior ao do médico da UPA

- A transferência dos pacientes é superior a 48 horas

- Falha na regulação das vagas

 

30/04/2021 – Reunião com a Santa Casa – Eixo: Estrutura do sistema de saúde (Vereadores Dirceu Soares e Francisco Sena) – Reunião realizada com participação da vereadora Gilmara Oliveira), para avaliar as condições de funcionamento da entidade.

 

04/05/2021 – Reunião com Comerciantes – Eixo: Recuperação econômica e auxílio a vulneráveis (Vereadores Aline Macedo e Plínio Andrade) – Durante a reunião foi relatada a situação dos produtores rurais. A vereadora Aline apresentou a possibilidade de inclusão destes produtores no processo de produção e entrega dos kit’s alimentação para as famílias passenses, através da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que o  alimento estaria atendendo às famílias das crianças de cada escola.

 

04/05/2021 – Reunião com secretários – Eixo: Fiscalização de gastos (Vereadores Dentinho e Edmilson Amparado) – Foi protocolado ofício, de autoria dos vereadores Luís Carlos do Souto Junior (Dentinho) e Edmilson Amparado, no dia 04/05/2021, na Prefeitura Municipal de Passos, solicitando informações acerca dos gastos relacionados ao enfrentamento à COVID-19 no nosso Município, porém até a presente data não houve respostas dos questionamentos abaixo: 

 

- Listagem/Relatório analítico de todos os recursos recebidos para o combate à pandemia pelo Município de Passos desde seu início até a presente data pelo Governo Federal, Governo Estadual bem como recursos oriundos de emendas parlamentares de deputados estaduais e deputados federais;

- Relatório/Listagem de todas as despesas para o combate à pandemia (compras, equipamentos, contratações, gastos com pessoal, material permanente e material de consumo) de forma detalhada, inclusive com apresentação das cópias das notas fiscais e/ou documentos comprobatórios correspondentes;

- Relatório de todos os pagamentos efetuados com recursos do Covid-19 a servidores, inclusive horas-extras;

- Relatório de gastos com convênios celebrados pelo Município de Passos relativos à pandemia, inclusive com a Santa Casa de Misericórdia de Passos, com detalhamento do objeto do gasto e seu valor respectivo;

- Relação de todos os servidores/colaboradores que receberam gratificação e o valor respectivo decorrente do combate ao Covid-19;

- Os saldos do exercício financeiro anterior (em dezembro de 2020) e o saldo de janeiro/2021 até a presente data;

- Relação com descrição de todas as formas de contratação realizadas para o combate à pandemia, informando a modalidade de contratação: dispensa por emergência, licitação etc., inclusive com cópia da documentação.

- Houve devolução de verbas de combate à pandemia aos cofres federais e estaduais? Caso positivo, qual o valor devolvido?

 

05/05/2021 – Reunião com PSF – Eixo: Estrutura do sistema de saúde (Vereadores Dirceu Soares e Francisco Sena) – Reunião realizada com participação da vereadora Gilmara Oliveira, para avaliar as condições de funcionamento da entidade.

 

07/05/2021 – Reunião com Paula/Vacinação – Eixo: Vacinação/PSF´s (Vereadores João Serapião e Michael Silveira) – O vereador Michael Silveira, acompanhado dos vereadores Plinio Andrade, Aline Macedo e João Serapião, esteve na Vigilância Epidemiológica. Na reunião, foram levantadas informações muito importantes referentes à vacinação. A enfermeira Paula Fabiana e o diretor Thiago Agnelo apresentaram os resultados consolidados até aquele momento, além do fluxo das salas de vacinas, foram esclarecidas informações sobre os procedimentos adotados durante a pandemia, como a separação das vacinas de rotina e as vacinas contra o Covid-19.

 

18/05/2021 – Reunião com prefeito e equipe – Eixo: Fiscalização/Conscientização (Vereadores Gilmara Oliveira e Maurício) – Reunião realizada com participação dos vereadores Alex Bueno, Dirceu Soares, Aline Macedo, João Serapião, Edmilson Amparado, Francisco Sena, Michael Silveira e Plínio Andrade, tendo o seguinte resultado:

- Sugestão para criar projeto de lei para criação de cargos para a Brigada

- Reunião para resolução das aglomerações em instituições financeiras

- Reunião com autoridades para criar ações conjuntas e complementares para enfrentamento à COVID-19

- Sugestão para criar Decreto mais restritivo

- Sugestão para que o Executivo informasse a população sobre a realidade do sistema de saúde

 

18/05/2021 – Reunião com Prefeito e equipe – Frente Parlamentar – Resultado:

- Resolução da remuneração dos médicos para o Processo Seletivo

- Abertura de processo seletivo para contratação de médicos e, posterior, análise da criação do Centro COVID-19.

 

21/05/2021 – Reunião com Prefeito e Equipe – Eixo: Fiscalização/Conscientização (Vereadores Gilmara Oliveira e Maurício) – Resultado:

- Apresentação do anteprojeto de lei da Brigada

 

25/05/2021 – Reunião com Sindicato Rural – Eixo: Recuperação econômica/Assistência aos vulneráveis (Vereadores Aline Macedo e Plínio Andrade) – Dando continuidade à ação para inclusão de produtos rurais no kit merenda escolar, os produtores rurais receberam as orientações para o cadastro de suas propriedades e produtos. As escolas Hilarino, Luzia de Abreu e Francina e os CEMEI’s Múcio e Piolete foram atendidas com estes Kit’s na última semana.

 

26/05/2021 – Reunião para iniciar divulgação das atividades da Frente – Eixo: Fiscalização/Conscientização (Vereadores Gilmara Oliveira e Maurício) – Foi realizada reunião com a presidente da Frente Parlamentar, Gilmara Oliveira, os vereadores Plínio Andrade e Francisco Sena, com participação dos Anjos de Passos e Doutores da Alegria, para divulgação das atividades da Frente Parlamentar e traçar ações visando a conscientização da população. Participaram ainda da reunião os servidores da Câmara do setor de comunicação (João Ernesto, Paulo Basílio, Marcos e Eduardo) e também o assessor parlamentar Coimbras, que auxiliou no desenvolvimento das ações.

 

28/05/2021 – Reunião com MPF e MPE – Eixo: Fiscalização/Conscientização (Vereadores Gilmara Oliveira e Maurício) – Foi realizada virtual, com objetivo de definir responsabilidade sobre a organização das filas em bancos, a fim de se evitar aglomerações. Participaram da reunião todos os vereadores, gerentes das instituições bancárias, dentre elas a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, bem como representante do Ministério Público Federal e Estadual.

 

A Frente Parlamentar está aguardando resposta a vários questionamentos que foram realizados à Prefeitura Municipal, para prosseguir com algumas ações.

 

A Frente Parlamentar informa que qualquer comunicado, sugestão ou reclamação da população pode ser feita através do telefone 3521-9111. Nesse momento, é muito fundamental que todos se unam para o enfrentamento à COVID-19.

Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório Frente Parlamentar da Covid tem primeiro relatório

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.