Notícias

Vereadores ouvem secretário da Fazenda

17 de Março de 2021

O secretário municipal de Fazenda, Juliano Beluomini, participou de audiência pública na tarde de hoje (17 de março) na Câmara Municipal de Passos, respondendo a questionamentos dos vereadores sobre o funcionamento da pasta e o sistema de cobrança de tributos. Ele confirmou que os carnês do IPTU de 2021 estão sendo distribuídos com reajuste de 10% da nova planta de valores e que a Secretaria tem planos de modernização.

A audiência foi convocada pela Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural, sendo presidida pelo vereador Plínio Andrade (Progressistas) e contou com as presenças também dos vereadores Alex Bueno/PSD (presidente da Câmara), padre Dirceu (PSD), Francisco Sena (Podemos), Dentinho (DEM), Maurício Silva/PSL (Maurício da Cemig), Michael Silveira (Progressistas), Edmilson Amparado (MDB) e João Serapião (PL).

Segundo o secretário, o reajuste anual acompanha o escalonamento de lei complementar aprovada em 2013, que prevê a atualização da planta de valores até 2024, afirmando que o município tem que seguir a legislação e não pode renunciar a receitas. De acordo com ele, o Imposto Predial e Territorial Urbano corresponde a 30% das receitas próprias da Prefeitura.

Respondendo a questionamentos dos vereadores, Juliano Beluomini defendeu que a Secretaria precisa ser modernizada, citando que há deficiências hoje, por exemplo, como o fato de não disponibilizar ainda guias on line do IPTU e não dispor ainda de tecnologias como recebimentos por Pix e boletos.

Sobre parcelamentos de débitos em atraso, o secretário informou que a pasta prepara uma minuta de projeto que será enviado à Procuradoria da Prefeitura, para propor o refinanciamento conhecido como Refis. De acordo com ele, embora o Orçamento do município desse ano não tenha previsão para o Refis, estudos devem ser feitos para superar esse entrave.

Outra informação dada por Beluomini é que o prefeito Diego Oliveira tem planos de construir um novo prédio para abrigar a Prefeitura, o chamado centro administrativo, buscando corrigir deficiências insuperáveis do atual prédio e a necessidade da administração ser centralizada. De acordo com ele, há planos também de se lançar um programa de nota fiscal eletrônica aos moldes da conhecida “nota fiscal paulista”.

Vereadores ouvem secretário da Fazenda

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.