Notícias

Saae relata projetos de investimentos

10 de Março de 2021
Saae relata projetos de investimentos

Com R$ 8 milhões em caixa para investimentos, projeto de alcançar 100% de redes e tratamento de esgoto em quatro anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não terá reajuste de tarifas nesse ano e a instituição acaba de se transferir para uma outra agência reguladora. Todas essas informações foram dadas hoje (10 de março) aos vereadores, na Câmara Municipal de Passos, em fala do diretor da autarquia, Esmeraldo Pereira, que atendeu convite da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural.

O dirigente, com grande experiência no setor e que se transferiu para Passos vindo de Pirapora a convite do prefeito Diego de Oliveira, preparou um relatório para entregar aos vereadores antes de sua fala, relatando toda a situação do Saae e projetos de investimentos. Disse já ter constatado que a autarquia tem uma estrutura operacional e física das melhores que já viu, mas que há correções e mudanças a serem feitas.

Conforme lembrou, o Saae foi entregue pela Funasa ao município em 2002, “desde esta época nunca teve uma estruturação definitiva, com a elaboração de um plano de cargos e salários”. Com um quadro de 115 servidores, sendo 41 efetivos e 74 aprovados em processos seletivos, números considerados por ele enxuto, a instituição tem um desafios, segundo Esmeraldo, de realizar concursos públicos.

Desde que assumiu o cargo na primeira semana de janeiro, Esmeraldo disse que tem buscado promover mudanças de gestão, tendo por  exemplo acabado com compras na modalidade carta-convite e ampliado a jornada de trabalho de 6 para 8 horas, fazendo cumprir com isso o estatuto dos servidores municipais.

O Saae encerrou convênio com a agência reguladora Arsae-MG, tendo migrado para a agência Arisb-MG, que segundo o dirigente além de custo menor defende os interesses dos município. “Além do custo mais baixo, a Arsae defende os interesses do Estado e Arisb do município”.

A audiência foi coordenada pelo vereador Plínio Andrade (Progressistas), que preside a Comissão, e contou com as presenças dos vereadores Alex Bueno (presidente da Casa, PSD), Dentinho (DEM), Dirceu Soares (PSD), Michael Silveira (Progressistas), Aline Macedo (Aline do Social/PL), Maurício Silva (Maurício da Cemig/PSL), Francisco Sena (Podemos), João Serapião (PL) e Gilmara Oliveira (PDT).

Saae relata projetos de investimentos

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.