Notícias

Câmara de Passos discute ensino superior gratuito

08 de Dezembro de 2005

Uma das possibilidades em discussão inclui a federalização da FESP

      A Câmara Municipal de Passos realiza esta noite, a partir das 20:00 horas, uma Audiência Pública com o objetivo de debater a intenção da instalação de uma Universidade Pública gratuita em Passos, beneficiando estudantes de todo o Sudoeste Mineiro.  Este é o  foco das correspondências que foram enviadas para as Prefeituras e Câmaras de toda região. Foi convidado também o presidente da FESP, além de deputados do estado e o deputado federal Alexandre Maia, que já confirmou presença. Outro confirmou a presença é o prefeito Ataíde Vilela, um entusiasta da idéia  de uma universidade pública.
       A questão de uma universidade gratuita  na região, é um assunto que vem sendo debatido há muitos anos em vários cenários, e agora, por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Passos, Vereador Dr. José Roberto Bernardes (PL), foi lançada a discussão sobre a possibilidade da Federalização da FESP (Fundação de Ensino Superior de Passos), que hoje se constitui em uma das instituições de ensino mais importante do Estado. Participando da reunião da AMEG (Associação dos Municípios do Médio Rio Grande), em Ibirací e que elegeu o Prefeito de Passos Ataíde Vilela como Presidente da Entidade, José Roberto aproveitou a presença de diversas lideranças presentes, entre Prefeitos, Vereadores e outras autoridades, para dar início ao movimento, convidando-os para a Audiência que será realizada hoje em Passos. José Roberto afirma que “a Federalização da FESP seria um ato importante para que possamos dar aos nossos jovens a oportunidade do ensino gratuito e por isso conclamamos todas as lideranças de nossa região e mesmo os alunos e pais de alunos para esta luta”.
      Hoje, em Minas Gerais, algumas instituições foram federalizadas, casos de Alfenas e Uberaba, além da Universidade de  Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro e que está com processo de federalização em fase bastante adiantada. Dr. José Roberto enfatiza que a federalização da FESP pode parecer um processo difícil que requer muito trabalho, mas que “estamos dispostos a lutar e reivindicar do Governo Federal, uma atenção especial para com a nossa região, abrindo caminho para a federalização da nossa Universidade que hoje oferece diversos cursos de qualidade atendendo uma demanda muito grande de alunos que vem de várias regiões não só do nosso estado, mas também de outras partes do país e por isso esperamos contar com o apoio de integrantes das diversas esferas políticas do Governo Federal e Estadual, além é claro, do engajamento da direção da UEMG”.
       O Deputado Federal Alexandre Maia (PMDB) confirmou a sua presença na reunião de hoje. O prefeito Ataíde Vilela, presidente eleito da AMEG, também já confirmou a presença e garantiu seu apoio à causa. “Uma universidade pública e gratuita não um sonho intangível, apenas precisamos nos articular para conseguir este intento”, destacou o prefeito.
      É esperada ainda a presença de outras lideranças políticas, casos do Deputado Federal Carlos Melles (PFL) e o Presidente Estadual do PT, Nilmário Miranda, além de prefeitos, políticos e autoridades da região, convidados para o evento. José Roberto destaca ainda a importância também da participação ativa de alunos e pais de alunos nesta discussão; “a presença da sociedade civil é imprescindível nesta discussão, pois trata-se de um debate que irá mostrar os caminhos que deverão ser percorridos para que tenhamos de fato um ensino gratuito para a nossa comunidade e a parte mais interessada para que a nossa Universidade se torne gratuita é sem dúvida nenhuma os próprios estudantes, que se tornando parceiros promoverá um movimento positivo para a nossa luta que busca possibilitar meios para que tenhamos mais estudantes em condições de cursar uma faculdade”.  

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.