Notícias

Comissão Especial promove debate sobre a Uemg

22 de Fevereiro de 2001

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Passos, encarregada de acompanhar o processo de estadualização da Fundação de Ensino Superior de Passos, promoveu na última quarta-feira, um debate centrado nas questões mais recentes do processo: a aprovação da emenda à Constituição assegurando 2% para as universidades estaduais; a emenda ao orçamento do Estado, garantindo a aplicação desse percentual já no orçamento de 2.001 e a assembléia da Fesp, que tem reunião marcada para iniciar a discussão de sua transformação em Centro Universitário.
O debate foi realizado no plenário da Câmara, sendo bastante concorrido. Durou mais de duas horas. Cerca de 350 pessoas, uma grande parte alunos, estiveram presentes. Como principais debatedores, falaram o presidente da Comissão de Administração da Fesp, professor Paulo Felipe Pereira, e o curador da fundações, promotor Paulo Márcio da Silva.
O presidente da Fesp confirmou que é intenção da entidade criar um grupo de trabalho, a fim de estudar o projeto de transformação em Centro Universitário. Paulo Felipe afirmou que há consenso na Fesp a favor da definitiva encampação pela Uemg . O promotor Paulo Márcio, por sua vez, disse que a criação do Centro seria inconstitucional, afirmando que a sua implementação inviabilizaria a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da qual a Fesp é unidade optante.
O debate abriu a oportunidade para a imprensa fazer perguntas, tendo logo em seguida a palavra sido aberta também para questionamentos da platéia. A presidente da Comissão Especial, vereadora Marli Ferreira, considerou o resultado altamente positivo. "O público superou as nossas expectativas, vieram pais, alunos, autoridades, mobilizou também os partidos e para nós (Comissão) ficou claro os posicionamentos da Fesp e do Ministério Público".
Marli considerou também como de grande importância a presença da maioria dos vereadores. Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Marcos Salutti, e os vereadores José Renato Bueno (vice-presidente), José Luiz Ribeiro (1º secretário), Hilton Rosa (2º secretário), Edmilson Amparado, Antonio Guido Ribeiro, Hélvio Maia, Breno Maia, Raymundo Leandro, José Horta, Joaquim Eurípedes, o Tigrão. "Da região não veio aquilo que esperávamos, mas tivemos a presença da prefeita de Pratápolis, Maria do Rosário, que veio acompanhada de 9 vereadores", destacou.
A Comissão Especial, segundo a sua presidente, vai continuar mobilizada. Na tarde de hoje (dia 22 de fevereiro), seus membros estarão participando de ato público organizado pelo Fórum Pró-Uemg. Amanhã, participarão de uma passeata. E a mobilização vai continuar, segundo a vereadora Marli Ferreira, visando a votação do dia 14 de março em Belo Horizonte. Nesta data, será votado pela Assembléia Legislativa o veto do governador Itamar Franco à emenda dos 2% ao orçamento.
A Comissão está conclamando todas as pessoas de Passos e região a enviarem correspondências aos deputados, solicitando que o veto seja derrubado.
Integram também a Comissão os vereadores José Luiz Ribeiro (relator) e José Roberto Bernardes.

ACS/jpe
005/2001
22/02/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.