Notícias

Comissão de Educação ouve alunos do IFSuldeminas

07 de Maio de 2019

O corte orçamentário de 30% anunciado pelo Ministério da Educação, que vai atingir as universidades e os institutos federais, foi tema de debate na tarde dessa terça-feira (7 de maio) na Câmara Municipal de Passos.

Comissão de Educação ouve alunos do IFSuldeminas

Comissão de Educação ouve alunos do IFSuldeminas

O corte orçamentário de 30% anunciado pelo Ministério da Educação, que vai atingir as universidades e os institutos federais, foi tema de debate na tarde dessa terça-feira (7 de maio) na Câmara Municipal de Passos. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer ouviu estudantes do campus de Passos do Instituto Federal (IFSuldeminas), que estão mobilizados contra a decisão do MEC. O receio é que corte tão significativo nos recursos venha a comprometer o funcionamento do Instituto.

A Comissão, composta pelos vereadores Téo Lemos (PSD), Aline Macedo (PR) e Dona Cida (PT) ouviu os alunos no plenarinho. O diretor do campus, professor João Paulo Gomes, participou do encontro, confirmando que a preocupação da comunidade é grande sobre o quanto os cortes devem impactar, já que segundo ele o orçamento atual, sem os cortes, já é difícil pois só consegue a manutenção do básico, sem sobras para investimentos.

O presidente da Comissão, Téo Lemos, disse que ninguém pode ficar de braços cruzados diante de uma decisão que compromete o funcionamento do Instituto, depois de lembrar que o campus de Passos em pouco tempo tornou-se referência para toda a cidade em qualidade de ensino. Téo defende que é preciso mobilizar toda a classe política de representantes, como os deputados, para pressionar o governo a voltar atrás dos cortes anunciados.

A vereadora Aline Macedo disse que o IFSuldeminas trouxe um ganho muito grande para a Educação do município, destacando que é inadmissível governante que vê a Educação como gasto e não como investimento. A vereadora Dona Cida lembrou a luta travada para que Passos tivesse o campus implantado, criticando  que os cortes representam um desmonte de um governo que tem se mostrado inimigo da Educação.

ORDINÁRIA

Seis projetos de lei e quatorze requerimentos foram aprovados na 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde de segunda-feira (6 de maio).

Entre as matérias votadas em segundo turno, estão os projetos que permitem publicidade a empresas na adoção de praças e/ou parques infantis (autoria do vereador Iran Parreira – MDB);  que institui o Dia Municipal  da Ordem Demolay (autoria do vereador Alex Bueno – PSD); dispõe sobre a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos no município (autoria do vereador dr. Rodrigo Barreto – PSD); e três projetos de autoria do vereador João Serapião (PR), que dão denominações a vias públicas.

Foram aprovados requerimentos de autoria dos vereadores João Serapião (PR), Dona Cida (PT), Iran Parreira (MDB), Erick Silveira (MDB) ,Téo Lemos (PSD) e Alex Bueno (PSD).

MEDALHA OURO VERDE

A Câmara Municipal de Passos promove reunião especial nessa quinta-feira, dia 9 de maio, às 19h30, para a entrega das medalhas do Mérito Guardião do Ouro Verde. Na edição de 2019, vão ser condecorados 7 policiais militares, 1 bombeiro militar e dois delegados da Polícia Civil – entre pessoal da ativa e aposentados.

Relação dos homenageados. Da Polícia Militar: tenente Flávio Antonio de Oliveira Maia; tenente Orlando Inácio Dias; subtenente Robson Evaldo Schmitt; subtenente Simara Lopes de Souza; sargento Amauri Pina da Silva; cabo Luiz Antonio de Azevedo Júnior; cabo Marcos Martins da Silva. Do Corpo de Bombeiro Militar: sargento Beraldo Mateus Rodrigues. Da Polícia Civil: delegados Danilo Gustavo Silva Costa e Rodney Malveira da Silva.

Comissão de Educação ouve alunos do IFSuldeminas Comissão de Educação ouve alunos do IFSuldeminas

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.