Notícias

Vereadores derrubam vetos do Executivo

05 de Dezembro de 2018

Pela unanimidade do plenário (9 votos), foi derrubado o veto parcial à proposição de lei de número 078, de 24 de setembro de 2018

Vereadores derrubam vetos do Executivo

Na 41ª  reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde de segunda-feira (3 de dezembro), os vereadores rejeitaram três vetos do prefeito Renatinho Ourives a proposições da Casa. O vereador Alex Bueno (PSD), vice-presidente, dirigiu a reunião no exercício da presidência.

Por 8 votos contrários e 1 favorável, foi derrubado veto parcial à proposição de lei nº 074, de 24 de setembro de 2018, que “Institui no âmbito do município o projeto Adote uma Quadra Poliesportiva e/ou Campo de Futebol “. O projeto havia sido proposto pelo vereador Téo Lemos (PSD). A vereadora Dona Cida (PT) foi favorável à manutenção do veto.

Pelo mesmo placar de 8 a 1, o plenário derrubou veto parcial à proposição de número 073, de 24 de setembro de 2018, que “dispõe sobre a instituição do programa de proteção à saúde das gestantes e do recém-nascido no município”. O projeto tem a autoria conjunta dos vereadores Téo Lemos (PSD), Rodrigo Maia (PP) e dr. Rodrigo Barreto (PSD). A vereadora Dona Cida (PT) votou favoravelmente ao veto.

Pela unanimidade do plenário (9 votos), foi derrubado o veto parcial à proposição de lei de número 078, de 24 de setembro de 2018, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de publicação pela Internet de informações sobre os plantões médicos, odontólogos, enfermeiros, gerentes ou gestores e demais servidores nas unidades que devam prestar  atendimento à população no município”. O projeto tem como autor o vereador Erick Silveira (MDB).

Contas do município

Três projetos de resolução foram aprovados pelo plenário. Nos dois primeiros, de autoria da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, os vereadores aprovaram as proposições que “dispõe sobre a aprovação da prestação de contas do município”, referentes aos exercícios de 2014 e 2015.

De autoria da mesa diretora, foi aprovado projeto de resolução que dá nome de “Márcio Lemos Soares Maia” à Secretaria de Apoio Legislativo e Parlamentar da Câmara. Os vereadores Téo Lemos (PSD), dr. Rodrigo Barreto (PSD) e Iran Parreira (MDB) votaram contrários, justificando que a legislação veda esse tipo de homenagem a pessoas vivas.

O projeto de autoria do vereador Erick Silveira (MDB), que “Cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental, entre jovens e adolescentes”, estava na ordem do dia e foi retirado da pauta tendo em vista duas emendas de plenário apresentadas por Téo Lemos (PSD). As emendas receberão pareceres para a proposição voltar à votação.

Requerimentos

Foram aprovados requerimentos dos vereadores Dona Cida (PT), Iran Parreira (MDB), dr. Rodrigo Barreto (PSD), João Serapião (PR) e Rodrigo Maia (PP).

Vereadores recebem rancheiros

Os vereadores da Câmara Municipal de Passos ouviram na segunda-feira (3 de dezembro) os rancheiros da região do Porto Velho. A Associação representando o grupo pediu espaço para falar no Legislativo, defendendo que a região do Porto Velho seja transformada em bairro, através da expansão da zona urbana.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi outra instituição que esteve na Casa, falando aos vereadores da “Campanha Laço Branco” sobre a violência contra a mulher.

Com a presença de secretários municipais, os vereadores ouviram também o consultor Sebastião Rolom, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que discorreu sobre o projeto de lei complementar enviado à Casa pelo Executivo que trata do novo Código Tributário. 

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.