Notícias

Presidente denuncia manobra que tira Passos de referencia de hepatite

10 de Agosto de 2005

      O presidente da Câmara Municipal de Passos, vereador dr. José Roberto Bernardes, está denunciando uma manobra que estaria em curso para retirar da cidade o serviço de referência de hepatite C. A manobra, segundo ele, envolveria a transferência do serviço para São Sebastião do Paraíso, por meio de um relatório fraudulento, com enormes prejuízos para os portadores de hepatite C que já fazem tratamento em Passos.
      "Recebi denúncias de que eles estão tirando daqui (da cidade) para levarem para lá (São Sebastião do Paraíso), usando um relatório fraudulento da Diretoria Regional de Saúde (DADS, Diretoria de Ações Descentralizadas da Saúde), porque foi verificado que lá não tem médico infectologista", denuncia o presidente da Câmara, que na semana anterior já havia tratado da questão na tribuna. De acordo com ele, são necessárias providências urgentes da Secretaria de Estado da Saúde, para barrar a medida.
      A cidade de Passos tornou-se referência no tratamento da doença, porque, segundo o vereador, além de pólo na Saúde, reúne o maior número de portadores de hepatite C e tem infra-estrutura adequada, incluindo médico infectologista, laboratório que faz biópsias e banco de sangue. A hepatite C é uma das formas mais agressivas da doença no fígado e se não for tratada, leva o paciente à morte.
      Conforme números apresentados pelo dr. José Roberto, 120 pessoas de Passos fazem tratamento da doença, sem contar inúmeras outras da região, enquanto em São Sebastião do Paraíso o número de pacientes não ultrapassa a 40. "Nós não podemos permitir que com a mudança pacientes que  tratam aqui, tenham agora que saírem para lá, até porque esse atendimento já está muito bem organizado em Passos", destaca o vereador.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.