Notícias

Coleta seletiva: Audiência levanta propostas

10 de Agosto de 2018

Uma concorrida audiência pública, convocada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Passos...

Coleta seletiva: Audiência levanta propostas

Coleta seletiva: Audiência levanta propostas

Uma concorrida audiência pública, convocada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer  da Câmara Municipal de Passos, marcou a noite de quinta-feira (9 de agosto), quando os vereadores colheram propostas sobre o projeto de coleta seletiva de lixo na cidade.

Cerca de 150 pessoas participaram, representando segmentos diversos, como de organizações não governamentais, poder público, escolas, catadores, clubes de serviços e estudantes.

Os trabalhos foram abertos pela presidente da Câmara, vereadora Isabel Ribeiro (Belinha/PP), e conduzidos pelo presidente da Comissão, vereador Rodrigo Maia (PP). A Comissão tem  como componentes Erick Silveira (MDB) e Dona Cida (PT). Marcaram também presenças os vereadores Alex Bueno (PSD), Aline Macedo (PR), dr. Rodrigo Barreto (PSD) e Téo Lemos (PSD).

A audiência intitulada “Coleta seletiva como política de inclusão social, geração de trabalho, renda, preservação ambiental e limpeza urbana” nasceu de uma sugestão da vereadora Dona Cida, acolhida pela Comissão.

Presenças

O prefeito Renatinho Ourives foi representado pelo secretário de Planejamento, Renato Mohallen, e falaram ainda pela administração os secretários de Obras, Sidnei Borges Ramos, de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Ribeiro, e de Educação, Zineti Guimarães Rattis.

Segundo o secretário Renato Mohallen, a Prefeitura estuda proposta de uma  empresa, que teria planos de instalar na cidade uma grande usina de reciclagem de lixo.

O presidente da ONG Ação Ambiental, Gilson Wenceslau, disse que a instituição trabalha numa iniciativa de coleta seletiva, narrando as dificuldades encontradas diante do que ele considera que não é fácil mudar a cultura da população em relação ao lixo que todos produzem dentro de casa.

Fizeram também palestras o professor Eduardo Collares, da Uemg, o engenheiro Frank Dias Ferreira, a artista plástica Ana Persona, e o representante  Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea). de Belo Horizonte, Luciano Marcos Pereira da Silva.

O vereador Rodrigo Maia avalia que a audiência contribuiu para boas perspectivas. “Foi muito proveitoso, os secretários municipais compareceram e se comprometeram com a causa. Além do mais, trouxe aos presentes importantes informações sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios. Esperamos que esse seja o primeiro passo para a implantação no nosso município de uma política eficaz de tratamento adequado dos resíduos sólidos. Esperamos em breve colher os frutos dessa iniciativa”.

A vereadora Dona Cida avaliou o resultado do evento como positivo. “De maior importância, vamos tomar um novo rumo na cidade, para o nosso povo, para o lixo da cidade. O lixo é luxo, é lucro”, disse, destacando que conforme palestra do professor Collares o lixo, se trabalhado, pode render em Passos  R$ 5,5 milhões por ano , gerando mais de 400 empregos, tirando muitas famílias da linha de pobreza. A vereadora ressaltou ainda que a audiência reuniu uma grande representatividade.

Coleta seletiva: Audiência levanta propostas Coleta seletiva: Audiência levanta propostas Coleta seletiva: Audiência levanta propostas

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.